10 de julho de 2008

AVALIAÇÃO

De tempos em tempos são lançados documentos sugerindo diferentes formas de avaliar o aluno, aparatos que classificam, “qualificam” e quantificam saberes.
Essa forma de se relacionar com educação, ganhou força por “garantir” a idéia de que estaria tudo controlado e medido pelos instrumentos de avaliação.
Educação Infantil deixou de ser “jardim da infância”, hoje em dia tem método, didática, currículo, projetos, cálculo, inglês, rotina, planejamento, avaliação...
Será que as pessoas sabem que o brincar serve para muitas coisas? Serve para exercer diferentes papéis sociais, elaborar personagens e condutas, para socializar, enfim brincar.
Hoje em dia a brincadeira e o jogo acontecem somente por merecimento. Aperfeiçoa-se o trabalho árduo de adultização desse ser criança.
Deveres, provas, lições, castigos... O professor também sofre com isso... Nele, pesa o dever de marcar e de diagnosticar distúrbios, de encaminhar procedimentos que extrapolam os espaços escolares.
A criança não pode ser criança mais...Deve escrever e ler, ter as tais competências...
A avaliação é uma entidade dentro das escolas, entidade que personifica o bom e o mau aluno. Avaliação...Algo que nos causa arrepios verifica se o aluno aprendeu, avançou, paralisou, conquistou ou superou, ou seja, verifica a produção final de um aluno.
Avaliar para superar um estágio, para avançar, para progredir. Em que especificamente?
Na Educação Infantil, é muito comum ver os tais relatórios. Um relato de “como pensa” , como se relaciona, como reage uma determinada criança.
Será que ao avaliar dessa forma, não deixamos o que tem de mais interessante na Educação Infantil? Não perdemos a riqueza do contato, do olhar silencioso, dos pequenos gestos, das falas que não fazem questão de serem avaliadas?
A avaliação deve estar preocupada em possibilitar expressões diversas, deve ser um instrumental pessoal que sintetize, organize e expresse as relações que cada um estabeleceu com o conhecimento.
Avaliar é atribuir sentido à comunicação, e é fundamental na escola para produzir um estudante, capaz de interagir, aprimorar, produzir, inventar e associar conhecimentos.
Um sujeito que não se contente só com a escola, mas que vá além dela...ou, em alguns casos, apesar dela.

14 comentários:

  1. Concordo que a avaliação tem sido rigorosa no jardim de infância, talvez o ideal seria ela se apresentar de forma subliminar nesse momento. É o momento da criança conhecer, reconhecer e relacionar tudo ao seu redor. Creio que um aprendizado que se inicia demasiadamente metódico posteriormente poderá ter dificuldades ao encarar o dinamismo da vida prática. Brincar também é aprender!

    Muito bom este blog! :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a avaliação.
    Pelo visto,isso é inportante!A diretoria agradecee!

    ResponderExcluir
  3. A galera da Smartkids já manda muito bem no site, agora com este blog nós pais e professores só temos elogios! É muito bom ter alguém que se preocupa com nossas crianças. Realmente o processo de avaliação gera muita discussão... Parabéns pelo espaço de debate! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. legal!concordo!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiiieee!!!!
    Parabéns!!!Como mae e professora achei maravilhoso tratar deste tema ,pois preocupa todos nos.
    Adorei tbem o blog!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Depois concordo!
    mais o blog ta bom!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Também penso que a criança não deve se sentir apreensiva em relação aos temidos testes e provinhas desde o início do seu aprendizado. Muito mais importante é criar atividades que lhe façam se sentir confiante para mostrar pra ela mesma e pros seus colegas o que tem aprendido! Assim o ensino se dará de maneira muito mais espontânea e descontraída! ;)

    ResponderExcluir
  8. Avaliar é um momento da descoberta onde podemos melhorar como professor, pois vamos descobrir as dificuldade do nosso aluno em aprender. Realmente se faz necessário revermos nossa forma de avaliação que busquem uma avaliação continua progressiva sempre, para que realmente haja aprendizagem!

    ResponderExcluir
  9. Penso que a avaliação seja o principal e fundamental instrumento de orientação educacional; ou seja, após um certo período de vivência no universo escolar é preciso refletir sobre quais os frutos que o profissional da educação vai colher, ou o que precisa ser modificado em sua prática de ensino para que seu objetivo seja alcançado, visando, é claro, o bom desenvolvimento do educando. Tudo isso pode ser considerado, evidentemente, numa perspectiva de avaliação como instrumento de auxílio no desenvolvimento intelectual, psicológico, físico e social - dentre outros - da criança.

    ResponderExcluir
  10. Será que alguém do colegio "Porto Seguro" leu isso??!!
    Tomara que sim.....

    ResponderExcluir
  11. a avaliação faz parte do nosso cotidiano, em todos os momentos estamos avaliando, qualificando e quantificando variados fatores. mas com relação as criança, seu desenvolvimento e aprendizagem devemos tomar cuidado para não sermos rigorosos. nunca devemos esquecer que são crianças e que o lúdico deve fazer parte dessa fase, sendo assim é fundamental utilizá-ló como recurso pedagógico para auxiliar no desenvolvimento integral das crianças. pode-se ressaltar que que os centros de educação infantil têm por função o "cuidar e o educar" de forma prazerosa!

    ResponderExcluir
  12. as vezes,a dislexia pode deixar, não só com dificuldade de aprendizagem,
    mas tambem com um problema pisicologico,se não for tratado corretamente,a bronca só ira piorar
    A pessoa ficará oprimida por essa razão que é importante o diagnostico,
    tambem o apoio da escola é bem importante

    ResponderExcluir
  13. a prova foi muito legal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  14. como a prova foi legal e eu gosteiu por que passei
    enta foi legal

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!