25 de junho de 2008

Família é importante, mas não substitui a escola

Os Pais não devem se sentir culpados por deixar seus filhos pequenos em escolas de educação infantil, pelo contrário, a escola para crianças entre 0 e 5 anos precisa ser vista como um lugar que vai enriquecer as experiências, com novos desafios e possibilidades.
A vida familiar precisa ser valorizada, mas não pode substituir a escola.
A Educação Infantil é importante no desenvolvimento da criança, pois representa um salto qualitativo no processo de socialização e aprendizagem, ela passa a conviver com colegas da mesma idade, a se relacionar com adultos em novas bases afetivas, a ter contato com diferentes objetos, a agir conforme as regras em ritmos mais sistemáticos e a responder exigências de desempenho.È importante observar a localização da escola, as condições de segurança e higiene, a adequação de horários, de espaço e de material, com a consistência da proposta pedagógica e com o preparo dos profissionais que atuam na escola.
A escola é entendida como um espaço também educativo, com o compromisso de respeitar as necessidades infantis, trazendo novos desafios e possibilidades de desenvolvimento.
Crianças que cursam a Educação Infantil têm melhores notas em matemática nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação quando chegam à 4ª série. O fato de freqüentar a educação infantil faz com que a criança evolua um ano de escolaridade, em algumas regiões o efeito é ainda maior.
O desenvolvimento cognitivo, emocional, psicológico e social da criança entre 0 e 5 anos é crucial para aprendizagem futura.

10 comentários:

  1. não há dúvidas q a escola é o espaço ideal para a troca e a interação entre os saberes;o q nós professores sentimos mt falta é da participação efetiva dos pais na educação escolar d seus filhos; crianças q recebem estímulos em casa,são indubitavelmente mais eficientes na aprendizagem.
    Amo os textos d vcs,PARAbèns!!

    ResponderExcluir
  2. ♥♥♥ Não é que é verdade ¿ ♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Madalena3/7/08 21:24

    Eu concordo plenamente pois quando tive que colocar meu filho ainda muito novo na escola fiquei um tanto preocupada,mas depois que eu vi o quanto ele amadureceu com o contato com outras crianças da mesma idade dele, pois até então ele só ficava mais aos cuidados de uma babá.
    Gostei demais dos textos, Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/7/08 09:28

    Para mim a familia é importante no ponto de vista de colaborar na educação e aprendizagem da criança digo isso que é muito enriquecedor, porque ao participara com a criança ela contribui ou seja ajudei a minha filha e as dificuldades que tinha superou as bem é muito gratificante é bom para futuro da criança o conceito familia. ana abrantes Lisboa

    ResponderExcluir
  5. parabens por essas mensagens

    ResponderExcluir
  6. ADORO OS TEXTOS DE VCS, SÃO DE MUITA VALIA PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  7. Karla Fernanda10/7/08 16:38

    Olá.
    Com certeza, a família é muito importante na vida de todos!
    Mas não pode substituir a escola.
    Dizem que é na escola que temos nossos momentos mágicos, e é verdade!
    Mas a família nos ensina a ter seu jeito para lidar com a "Situação Mágica", do jeito que você aprendeu!
    A família e a escola estão em equilibrio!
    Amo os seus textos!
    Beijos
    _.*._.*Karla Fernanda*._.*._

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida é na minha opinião, uma das coisas que temos que levar em consideração, em está sempre envolvendo-o na escola, por mais que seja difícil, principalmente na escola em que trabalho, a difilculdade é grande.

    Vou está sempre comentando os textos de vocês.

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida é na minha opinião, uma das coisas que temos que levar em consideração, em está sempre envolvendo-o na escola, por mais que seja difícil, principalmente na escola em que trabalho, a difilculdade é grande.

    Vou está sempre comentando os textos de vocês.

    ResponderExcluir
  10. aae spughasp´´´hdhsfginajsdfhkdmcnshfuhriothukdwgeb nsnfn\ãet

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!