12 de novembro de 2012

REBELIÕES REGENCIAIS


"Todas as formas de governo que não levam em consideração as necessidades do povo e não promovem melhorias tendem a sofrer com revoltas e rebeliões, pondo o seu poder em prova. Foi justamente isso que ocorreu no Brasil, na época de transição da Monarquia para a República.
Tudo começou em 1831. Como Dom Pedro I foi obrigado a abdicar do trono, deixando seu filho, D. Pedro II, em seu lugar, inicia-se um período de grandes modificações políticas. Na ocasião, D. Pedro II tinha apenas 5 anos de idade e, sendo menor, ficou sob a tutela de José Bonifácio. Em 1940, já com 14 anos, D. Pedro II é considerado como maior de idade e este fato causou grande disputa política e inquietação social, dando início a uma das fases mais conturbadas da história de nosso país.
Neste cenário, inicia-se uma série de motins de militares e levantes de civis. As primeiras rebeliões tiveram pouca força e foram facilmente reprimidas pelas forças militares da época, mas algumas delas foram bem organizadas e acabaram por modificar os rumos da nação, merecendo, portanto, ser citadas."

SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI!


Um comentário:

  1. One of the oldest healing practices is massage. Massage was used to treat many ailments by ancient peoples such as the Ancient Greeks and Egyptians, Chinese, and Chinese.Visit massage in bangalore

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!