2 de maio de 2012

FLORES - PARTES E REPRODUÇÃO


Como é lindo ver um jardim florido, não é mesmo? Além da beleza natural, as florestem uma função importante para a planta: é seu órgão reprodutor.
Na verdade a flor é um ramo modificado com a finalidade de fazer a reprodução da planta. A maioria das flores apresentam quatro conjuntos de folhas especializadas dispostas em torno de um ramo muito curto denominadoreceptáculo floral.
Ao observar de perto uma flor, vemos as folhas mais externas, chamadas desépalas, geralmente de cor verde, que em conjunto formam o cálice.
Localizadas em posição mais interna vemos as pétalas, que em conjunto formam a corola. Sépalas e pétalas são folhas estéreis, isto é, não são elementos reprodutivos. Suas funções são respectivamente proteger o botão floral e atrair animais para a polinização.
Existe um terceiro conjunto de folhas especializadas chamado androceu, que é a parte masculina da flor, sendo constituídas pelos estames,folhas férteis formadoras de microsporângios, e, é no interior deste microsporâgios que se formam os grãos de pólen.


SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!