21 de maio de 2012

DITADO


ditado é uma prática antiga, tanto que mudam metodologias de ensino e ele está sempre resistente ao tempo e às mudanças.
Mas qual é o papel do ditado no processo ensino-aprendizagem? O ditado tem, pelo menos, duas funções básicas: ajudar o educando na construção do sistema fonético e gráfico da língua e também para a avaliação, por parte do professor, sobre como os alunos estão se desenvolvendo nestes aspectos, avaliando as possíveis dificuldades.
Existem vários tipos de ditado que podem ajudar o professor em momentos diferentes de sua prática, veja só...
ditado mudo ou autoditado, em que o professor somente mostras figuras aos alunos para que eles escrevam os nomes e o ditado falado são formas de verificar os conhecimentos sobre o sistema alfabético e ortografia basicamente, auxiliando muito a respeito do que já dominam e o que ainda precisa ser reforçado.
Existe também o ditado em que os alunos ditem palavras uns aos outrospara posteriormente discutirem sobre os erros e acertos, método que é mais utilizado para ajudar os alunos a refletirem sobre as palavras, principalmente quando é realizado na forma de competição.


SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!