10 de abril de 2012

ROTINA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: BENEFÍCIOS E RESPEITO AO RITMO DE CADA UM


Toda instituição de educação infantil possui uma rotina, até mesmo, porque é necessário ter organização na alimentação, na limpeza dos espaços utilizados, enfim, uma série de fatores que interferem no dia a dia de uma instituição.
Concordo que uma instituição tenha de ter uma rotina, mesmo porque a criança pequena precisa dela, até para se sentir segura. Mudanças a todos os momentos, para quem ainda está em formação de hábitos pode ser um pouco complicado, até nós adultos podemos nos sentir inseguros quando saímos de nossa rotina, imagina uma criança pequena.
Mas o que me preocupa é outra questão, esta rotina respeita o ritmo de cada criança ou impõe uma padronização de comportamentos?
Crianças pequenas em instituições de educação infantil precisam dormir, ir ao banheiro, se alimentar, brincar, enfim, existe uma série de atividades permanentes e outras variadas que precisam ser respeitadas. Uma criança não pode ser acordada somente porque é o horário de comer, por exemplo. Cada organismo tem um ritmo, tem um horário, e isto precisa ser respeitado, para que o desenvolvimento e o bem-estar das crianças aconteçam de forma saudável, sem danos a saúde física e mental.
Como fazer se em uma instituição falta um espaço adequado e pessoas para que as crianças possam dormir e acordar quando for necessário, comer quando estão realmente com fome e não porque outras pessoas determinam o horário? Isto é mais uma luta que temos de travar perante os governantes municipais. Uma instituição de ensino deve ter espaços garantidos como indicam os Subsídiospara Credenciamento e o Funcionamento das Instituições de Educação Infantil. Cabe a toda a sociedade fiscalizar, para que todas as instituições de educação infantil sejam realmente construídas atendendo aos direitos fundamentais das crianças brasileiras.
Escrevo este texto querendo, realmente, que todas as famílias conhecessem este documento sobre a importância de uma rotina com espaços que possam, de fato, garantir que cada criança durma dentro do horário conveniente para seu organismo e que se alimente quando realmente necessário e de forma saudável.
Sei que para isso ocorrer, maiores investimentos precisam ser realizados, principalmente, em se tratando de instituições públicas, mas necessárias para um atendimento que respeite os direitos e o ritmo das crianças. Algumas instituições mal oferecem o básico necessário para este atendimento, e as famílias, muitas vezes, nem sabem que isto existe, e pior, sentem-se até aliviadas quando seus(uas) filhos(as) estão matriculados, porque em alguns lugares deste país, a demanda de fila de espera para que as crianças ingressem nas instituições de educação infantil é grande.
Uma educação infantil que respeite a individualidade e o ritmo é o ideal para que nossas crianças se tornem adultos saudáveis física e mentalmente.

Drª. Vanda Minini
Educação: Psicologia da Educação
Palestrante e Consultora em Educação
Palestrante e Consultora em Educação: para Gestores, Coordenadores, Professores e/ou Pais.






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