O trabalho com projetos é uma das maneiras de se realizar um planejamento no cotidiano escolar, mas precisa ser muito bem entendido, porque vejo alguns equívocos acontecendo com a metodologia de projetos em sala de aula, desde a educação infantil até o ensino superior. Primeiro que esta metodologia já é utilizada desde o Movimento da Escola (1932) por John Dewey. Então, não é algo recente, como muito educadores pensam.
Trabalhar com projetos é desenvolver o pensamento científico desde a mais tenra idade. Mas o que vem a ser pensamento científico? O pensamento científico é aquele que o indivíduo permite explicar, interpretar, defender, desafiar e explorar o significado de algum conteúdo que está sendo estudado. Para isso, como todo comportamento humano, ele não é inato e precisa ser aprendido. E a metodologia de projetos permite o desenvolvimento deste tipo de raciocínio, no qual a lógica dos fatos e acontecimentos é de extrema relevância, e nos dias atuais, com tantas informações tecnológicas, as crianças conseguem desenvolver isso com muita rapidez, mesmo fora da escola. Os professores precisam se apoderar desta metodologia para que a aprendizagem seja eficaz, eficiente e atrativa, com significados para toda a vida.
O planejamento na metodologia de projetos é o do trabalho científico, portanto, ele vai acontecendo ao longo do semestre e ano letivos. De antemão, não pode estar previsto nem as atividades e/ou situações significativas, como também o seu final.
Vejo pelas minhas andanças na educação, que algumas escolas e corpo docente fazem seus planejamentos chamando-os de metodologia de projetos, mas na verdade estão equivocados quando seus planos são idênticos ao plano de ensino ou de aula, realizados dentro de uma perspectiva da educação tecnicista, no qual os objetivos gerais e específicos, os conteúdos, os procedimentos de ensino, os recursos utilizados, a avaliação e o tempo previsto para a execução do projeto já está toda pronta. Isto não é um trabalho com projetos, mas um plano de ensino ou de aula disfarçado com o nome de projeto.
Projetar no dicionário da web significa: atirar à distância; arremessar; arrojar. Fazer um projeto ou uma planta de: projetar uma casa. Planejar; formar o desígnio de: projetar uma viagem. Fazer passar (filmes, slides, gravuras etc.) num aparelho que estampa tais imagens numa tela. Geom. Figurar ou representar por meio de projeções. Ou seja, até podemos esboçar um projeto, mas não podemos determinar tudo de antemão o que irá acontecer, porque senão não acontece o desenvolvimento do pensamento científico, que é elaborar hipóteses, experimentar, testar, comprovar e tirar conclusões.
Quando um projeto já vem pronto e pensado pelo professor, o pensamento científico não é desenvolvido e isto não é trabalho com projetos, mas sim, uma aula tradicional disfarçada de projeto. Na metodologia de projetos, o professor é aquele que media o conhecimento e não o detentor do mesmo, nem mesmo o professor sabe qual o caminho que o projeto vai seguir, todos os envolvidos partem de um ponto central, mas a chegada não pode ser pensada antecipadamente, todos embarcam numa viagem rumo a conhecimentos com significados reais para todos os envolvidos. Elaboram hipóteses, experimentam, concluem e partem para novos rumos. O trabalho com projetos é uma metodologia que, realmente, desenvolve a criticidade com argumentações. Isto é o pensamento científico.
Drª. Vanda Minini
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP
Consultora e Palestrante em Educação
vandaminini@hotmail.com
Parabéns Drª Vanda pelo seu belo trabalho.
ResponderExcluirQue Deus continue te abençoando.
Um cordial abraço
Wander
Ótima reflexão...
ResponderExcluir¨Para isso, como todo comportamento humano, ele não é inato e precisa ser aprendido.¨ Quando se refere ao mundo escola, discordo disto. Pois, há estudos dos mais significativos provando que já com seis meses de vida, portanto, ainda no útero aprendendo fábulas, quando mais depois de 4, 5 anos de vida e num mundo como o atual.Precisar de aprimoramento, aperfeiçoamento é para isso que existe a escola e se faz necessário por todo vida. E sabes o que é pior e até corriqueiro em função da nossa educação trágica? Essas podem ter aprendido até com mais profundidade e esse mentalidade que pressupõe que essas nada sabem ó demolidor. Por isso, a parte mais essencial que deveria desenvolver o pensamento científico: desafiar, inovar, não existe no Brasil.
ResponderExcluirExemplo: no hall do meu prédio, uma tardinha, uma criança, por volta dos três anos, chegou para brincar enquanto uma amiginha ainda vinha descendo as escadas. Nesse meio tempo, um pequeno vazamento no teto fez cair uma gota d’água. Quando a outra chegou foi em tempo de ver uma outra gota caindo e e aponta que no chão tinha uma gota. A outra que já estava disse de imediato que eram duas. Ou seja, do ponto de vista formal a que já estava via a outra ¨contando¨ 1 + 1 como se fosse 1 e, portanto, achava a ¨expressão¨ da outra até como nem saber ou coisa equivalente.
O formalismo do ensino da matemática no Brasil para o ensino básico só admite, só fala, impõe de fato, sistema de contagem em que 1 +1 = 2. E quando chegam para fazer curso de computação e ouve pela primeira vez haver sistema em que 1 + 1 = 0, alguns sofre de um verdadeiro apagão mental e em casos que não sei como desbloqueá-lo.