28 de outubro de 2009

SISTEMA DIGESTÓRIO


A viagem dos alimentos pelo corpo humano é muito interessante e já começa pela boca!

A comida é triturada pelos dentes e, com a ajuda da língua, se mistura com a saliva. Cada dente tem uma função na hora de esmigalhar os alimentos:

Caninos servem para despedaçar;
Molares servem para triturar e mastigar;
Incisivos servem para cortar.

Quando a comida já está bem triturada, ela vira uma massa que é chamada de "bolo alimentar", nessa etapa ela já está pronta para a deglutição. Então, entra no tubo do esôfago (que mede aproximadamente 25cm) e com o auxílio de músculos, o bolo alimentar é empurrador até o estômago.

Chegando no estômago - um saco muscular em forma de "J" - o bolo alimentar permanece por 3 a 4 horas, enquanto os carboidratos, proteínas e gorduras são quebradas pelas enzimas do suco gástrico.

Quando está suficientemente líquido, passa a se chamar "quimo" e vai para o intestino delgado, onde recebe fluídos do pâncreas e da visícula biliar para finalizar a digestão. E em seguida é absorvido pela corrente sanguínea.

Tudo o que não foi aproveitado na digestão, segue para um outro tubo, o intestino grosso, onde se acumulam para serem expulsas para o exterior do corpo.


Você sabia?

•Além dos alimentos, a garganta também transporta o ar. Qualquer alimento que vá para o canal do ar acaba provocando um engasgo!
•Se pudessemos esticar os intestinos, eles ficariam um tubo com 6 metros de comprimento?
•Na saída do estômago há um anel muscular para segurar o alimento que abre e fecha como um elástico. Ele só abre quando a comida já está suficientemente líquida.
•Vomitar é a maneira que o sistema digestório encontrou para se livrar das toxinas que irritam o estômago!

Um comentário:

  1. Olá! Faz algum tempo que sempre dou uma passadinha no site...Amo passar por aqui porque vcs sempre tem novidades ...Parabéns! Levei vcs comigo...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!