9 de outubro de 2009

ESPIÕES



Se você quer se tornar um bom espião deve estar sempre atento ao que acontece a sua volta, tem que saber guardar segredos, conectar informações, precisa de locais para esconder suas mensagens, saber se disfarçar e sempre procurar uma oportunidade para enganar o inimigo e descobrir seus segredos!
Os espiões têm diversas formas de se comunicar, são códigos secretos, sinais manuais, tintas invisíveis, sinais no chão, etc. Um dos mais conhecidos meios de comunicação em código é o Código Morse que foi inventado pelo norte-americano Samuel F. B. Morse. Ele percebeu que os impulsos elétricos podiam agir sobre um eletroíma e mover uma alavanca, transmitindo um sinal longo ou curto. Ao passar uma tira de papel por baixo da ponta de metal criou um novo método de comunicação! O mais interessante é que também é possível se comunicar em Código Morse usando luz (pode ser uma lanterna) ou o som (buzina de carro). O Código Morse é mesmo muito interessante! Clique aqui para conhecê-lo.
----
Outro cógigo que você também pode utilizar para escrever suas mensagens secretas é esse abaixo, super simples, basta associar a letra que você quer usar na linha oposta, veja:
A B C D E F G H I J K L MN O P Q R S T U V W X Y Z
Assim, a palavra “MENSAGEM” fica: “ZRAFNTRZ”, entendeu?
----
A turma Smartkids tem um código muito legal para mensagens pelo celular! Clique aqui para conhecê-lo.
----
Para um bom espião, disfarces também são importantes. É preciso ter vários chapéus, bigodes, roupas, maquiagens, narizes e perucas. Tem até que se passar por gordo, magro, mudar a voz e ter diversos modos de caminhar.
A profissionalização da função de espião aconteceu no século XV, quando vários países criaram organizações para obter informações no exterior e proteger seus segredos. No século XX, com as intensas guerras, surgiram alguns serviços de inteligência e espionagem como o MI5 e o MI6 (serviço britânico de informações), KGB (Serviço Secreto da antiga União Soviética) e a CIA (sigla em inglês para Agência Central de Inteligência) que é, até hoje, o serviço de inteligência dos Estados Unidos.
Alguns espiões se tornaram importantes durante as grandes guerras como Kim Philby, Sir Francis Walsingham, Julia Child, Josephine Baker entre outros; clique aqui para conhecer alguns deles.
Certamente existiram muitos outros espiões e espiãs secretas mas, infelizmente, não saberemos quem foram pois suas profissões eram seus maiores segredos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!