Quando os jogos de computadores se tornaram uma febre a partir da década de 1990, pais e professores viram os games como o inimigo número 1 da educação.
A maioria se preocupa que o hobby se transforme numa obsessão e que os adolescentes deixem a escola e os compromissos de lado para se dedicarem exclusivamente às tramas virtuais.
Mas se os jovens se interessam tanto por games, por que não usá-los na escola? Foi o que diversos educadores começaram a fazer.
“Fazer com que o aluno aprenda e não ensinar o que o professor já sabe”
Deve entrar no ambiente escolar da mesma maneira que entrou o vídeo, a TV, a mídia impressa. O game surge como mais um recurso pedagógico a ser mobilizado dentro da escola.
Matemática, inglês, história... os games ajudam a aprender de maneira interdisciplinar.
Qualquer disciplina pode tirar proveito de um game. O que se precisa ter claro é que ele vai fazer parte do projeto de trabalho a ser desenvolvido e entrar como um recurso pedagógico.
Atualmente o aluno tem utilizado muito o RPG, games de estratégia e de simulação, fora da escola. É preciso estar “plugado” no que eles fazem e falam.
Precisamos escolher que parte do game vamos utilizar ou a estratégia que vamos propor para os alunos, como jogos por equipes, em rede, tempo de duração, objetivos a serem alcançados, etapas a serem vencidas, dentro e fora do jogo.
A maioria se preocupa que o hobby se transforme numa obsessão e que os adolescentes deixem a escola e os compromissos de lado para se dedicarem exclusivamente às tramas virtuais.
Mas se os jovens se interessam tanto por games, por que não usá-los na escola? Foi o que diversos educadores começaram a fazer.
“Fazer com que o aluno aprenda e não ensinar o que o professor já sabe”
Deve entrar no ambiente escolar da mesma maneira que entrou o vídeo, a TV, a mídia impressa. O game surge como mais um recurso pedagógico a ser mobilizado dentro da escola.
Matemática, inglês, história... os games ajudam a aprender de maneira interdisciplinar.
Qualquer disciplina pode tirar proveito de um game. O que se precisa ter claro é que ele vai fazer parte do projeto de trabalho a ser desenvolvido e entrar como um recurso pedagógico.
Atualmente o aluno tem utilizado muito o RPG, games de estratégia e de simulação, fora da escola. É preciso estar “plugado” no que eles fazem e falam.
Precisamos escolher que parte do game vamos utilizar ou a estratégia que vamos propor para os alunos, como jogos por equipes, em rede, tempo de duração, objetivos a serem alcançados, etapas a serem vencidas, dentro e fora do jogo.
Como professora de artes do Estado de São Paulo achei ótimo,e concordo plenamente.O tema das aulas das 5ª séries é a tridimensionalidade,e com a ajuda de vídeos games 3D,como o Play Station,me ajudou muito com as aulas...além de fazer trocas de jogos entre meus alunos e meu filho.Acho que existem tantas opções de escolha,que é só saber fazer que tudo dá certo...Parabéns.
ResponderExcluirOi.Eu amei a materia pq sou pedagoga e ed de ed infantil e essas pessoinhas só querem saber disso,ha como vc conciliar essa ferramenta com eles como forma de auxiliar o ensino.
ResponderExcluirBj
Me visitem(blog); pedagoga por op�o
ResponderExcluirhttp://socorrocrystal.blogspot.com/
Bjimmmm!!!!
gostei
ResponderExcluirEu adorei a idéia , smartkids! Assim nós podemos mostrar a nossa opinião! Parabéns!!
ResponderExcluirSempre que posso, utilizo jogos e atividades lúdicas como reforço para a aprendizagem. Os alunos gostam, tem prazer em apreender os conteúdos dessa forma. Parabéns por este espaço onde podemos expressar nossas opiniões e interagir. bjuss, Profª Regina. Visitem o blog de minha escola www.izoletemuller.blogspot.com
ResponderExcluiradorei,agora posso me atualizar mais,continue assim
ResponderExcluirmarlete adorei tenho um bom aproveitamento de seus projetos escolars .
ResponderExcluirAmei saber que vocês têm um blog para trocarmos conhecimentos...
ResponderExcluirAproveito para compartilhar o meu blog com vocês...
www.tiadanikids.blogspot.com
É para crianças de 2 a 6 anos... é cheio de atividades pedagógicas...
Beijos...
Danielle
danielle.info@gmail.com
eu gostei disso e o site de vcs e muito legal
ResponderExcluirAmei saber que vocês têm um blog para trocarmos conhecimentos...
ResponderExcluirAproveito para compartilhar o meu blog com vocês...
www.tiadanikids.blogspot.com
É para crianças de 2 a 6 anos... é cheio de atividades pedagógicas...
Beijos...
○▓¢♥☺☺☺☺Amei!☺☺☺☺♥↑©¡
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirEssa iséia é muito boa!
Assim, sabemos doque os alunos falam (finalmente!)e passamos lições educativas e divertidas. Meus alunos não gostam de fazer dever de casa, mas apartir da minha primeira aula com o video game, eles adoraram! Mas ao invés de video game, vou passar internet! SmartKids, é claro!
Agora vamos tenque ver o vício de computador, Claro...
Beijos
_.*._.*Karla Fernanda*._.*._
Não sou professora, sou acadêmica ainda, mas tenho aprendido muito com o Smartkids, vcs são demais, dicas incríveis, beijos Rosemeire de Campo Grande - MS
ResponderExcluiroi meu nomé é giovanna e queria pergunta por que não colocam jogos para criança de 7 8 9 anos mais legais
ResponderExcluirO site é ótimo, mas ainda não entendi a ausência dos links para baixar os jogos. Nem todos os laboratórios de informática contam com internet...
ResponderExcluirCláudia - Serra/ES
bbg´pxçikjcanapçoivçoi c~pn v
ResponderExcluirgente adorei esta dica.gostaria que se foce posivel me ajudar,eu sou voluntaria de uma ong,estou com uma turmas de especiais gostaria de saber se voce tem algum jogos pedagogicos,ficaria muito agradecida.catarina.sorio@bol.com.br
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVera disse...
ResponderExcluirA utilização destas atividades aprimoram e ajudam a construir o aprendizado ludicamente dos alunos, tornando a estadia na escola mais prazerosa.