13 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO E ECONOMIA: RESGATE DA PROFISSÃO PROFESSOR NO BRASIL


A economia de um país somente é sustentável se existirem pessoas que promovam o seu desenvolvimento. E estas pessoas precisam de uma educação de qualidade. É isto que os governantes deste país precisam pensar e repensar sobre as novas gerações que estão se formando. Não temos uma educação eficiente e eficaz para a grande maioria da população brasileira. 
A minha preocupação maior está relacionada com o número de pessoas, hoje no Brasil, que escolhem a profissão professor. Ao longo dos anos vejo que a demanda para os cursos de Licenciatura que formam professores estão se esvaziando, quer seja nas universidades públicas e/ou particulares.
Então me pergunto:
Como ficará a educação no Brasil daqui bem poucos anos, se não estamos formando pessoas suficientes em cursos de Pedagogia e de Licenciaturas, que são as pessoas que estarão diretamente relacionadas com a formação básica das crianças brasileiras?
Vejo cursos como o Direito, Administração, Contabilidade entre outros repletos de pessoas, mas os cursos de Licenciatura que formam professores, muitas vezes, se torna difícil preencher uma sala por semestre ou por ano.
O que fazer?
Resgatar o respeito que a profissão tinha há algumas décadas é fundamental para que as pessoas queiram ser professores novamente e se insiram nesta profissão. Escuto muito alegações do tipo: professor ganha pouco; a profissão perdeu o respeito; ninguém mais quer ser professor. Se esta profissão era, no passado, sinal de “status quo”, hoje ela não é mais valorizada pela sociedade.
Resgatar a profissão “professor” é fundamental e precisa de ações imediatas por parte dos governantes e empresários. Valorizar a profissão quanto à questão financeira, quanto à disponibilidade de melhores condições materiais para que exerçam a docência com dignidade, repensar a carga horária semanal trabalhada pelos professores, rever a formação inicial e a continuada são ações necessárias e urgentes. Eu, enquanto pesquisadora da área da educação posso, apenas, contribuir com reflexões em torno do problema, pois ele é muito sério e requer a mobilização de toda a sociedade. Políticos, empresários, profissionais da educação precisam se unir ou estaremos fadados a não termos pessoas suficientes e qualificadas para exercer esta profissão daqui a alguns anos. Os que estão exercendo a profissão hoje irão se aposentar ou morrer. A população brasileira aumentou consideravelmente nos últimos anos e corremos sérios riscos de não possuirmos profissionais qualificados no mercado para atender esta demanda de crescimento populacional. Esperar isto acontecer para depois pensar em soluções será tarde demais, pois prevenir é muito mais barato do que remediar, quando um mal já está instalado.
Recuperar a identidade profissional da profissão professor é algo que precisa de urgência na sociedade brasileira. Fica aqui o alerta...

Drª. Vanda Minini
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP
Consultora em Educação 
vandaminini@hotmail.com




Um comentário:

  1. Olá querida professora,
    Sábias palavras, é exatamente desta forma que vejo, penso e acredito a educação em nosso país. Até quando.
    Sua eterna aluna Flávia Renata

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!