13 de dezembro de 2011

Proposta pedagógica: Construção Coletiva


Caros leitores, neste texto, abordarei sobre um documento importante que todas as instituições de ensino devem ter, quer seja de educação infantil, fundamental ou médio, trata-se da proposta pedagógica, ela é necessária, pois norteia toda a educação. Mas, o que vem a ser uma proposta pedagógica?
No dicionário da web, o termo proposta está designado como: “Ação de propor; promessa, oferta; declaração verbal ou escrita com a qual se visa obter uma concessão, realizar uma obra, estabelecer um contrato etc; proposição, sugestão.
Responsabilidade, compromisso com a verdade são elementos essenciais na ação de propor algo nas instituições de ensino. Ela não deve ser mais um papel ou agora na era digital mais um arquivo bonito para se ler, mas totalmente desarticulado da realidade. Por isso, não existe um modelo único de proposta pedagógica, pois cada instituição está inserida em um contexto social e cultural com especificidades e características sociais e culturais diversas. Uma proposta, quando bem elaborada, atende as necessidades do grupo em que está inserida. Por que digo se bem elaborada? Por que no meu caminhar pela educação, já vivi realidades inócuas.
Já presenciei direção e coordenação copiando propostas de um ano para o outro, ou pior, copiar de uma escola para outra com realidades diferentes ou propostas sendo compradas prontas por especialistas da educação. Muitas vezes, quando professoras, não sabíamos nem se existia ou não a proposta. Fico me perguntando o porque destas atitudes. Hoje como pesquisadora na área da educação, cheguei a algumas hipóteses, que divido com vocês neste momento: preguiça, falta de comprometimento, responsabilidade e motivação e não saber fazer, são alguns pensamentos que norteiam as minhas dúvidas.
Mas nada disso justifica os atos mencionados anteriormente. Trabalhar “NA e PARA” a educação requer consciência e coerência com outros seres humanos.  Não estamos lidando com pedras, mas sim, com pessoas que necessitam ser ensinadas/educadas. Estas pessoas são reais com necessidades próprias, então, precisam de propostas reais, muitas vezes algumas propostas se parecem mais com filmes de ficção, totalmente alienadas e sem compromisso.
Uma proposta pedagógica deve ser elaborada dentro de cada instituição de ensino público por meio de uma gestão participativa (democrática), isto está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, com a participação dos diretores, coordenadores, professores, alunos, pais, comunidade (ONGs, associações de bairro etc.)
Os alunos também possuem vez e voz na gestão democrática de uma escola. Participar da elaboração da proposta pedagógica de uma instituição de qualquer nível de ensino é um direito de quem está inserido na comunidade. Portanto, caros leitores, cobrem este direito dos responsáveis direto pela instituição. 

Drª. Vanda Minini
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC - SP
Consultora em Educação
vandaminini@hotmail.com

12 comentários:

  1. Concordo. acho que na elaboração de uma proposta pedagógica, antes de tudo deva se ter coerência, boa vontade e compromisso, três itens essenciais, para que a proposta possa sair do papel e atender a necessidade real de uma instituição.

    ResponderExcluir
  2. Dafne Claro14/12/11 11:26

    Realmente como aluna nunca participei da elaboração de uma proposta pedagógica,nas instituições que estudei.Nomomento estudo para me formar docente, mas de fato temos que ficar atenta,pois a "proposta pedagógica" é um documento importante para instiuição.

    ResponderExcluir
  3. Dra. Vanda, excelente abordagem. De fato é de suma importancia, todavia, na pratica há muito o que aprimorar em nossas instituições. Nelson

    ResponderExcluir
  4. Dra. Vanda,
    Este é um bom texto, mas precisa de uma revisão do Português, como "cheguei há algumas hipóteses"... O correto seria "cheguei a algumas hipóteses".

    ResponderExcluir
  5. EXELENTE TEXTO

    ResponderExcluir
  6. EXELENTE TEXTO ESSA FOI MINHA PROFESSORA APRENDI MUITAS COISAS COM ELA

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Dra. Vanda!
    Gostei da reflexão e da recomendação para as instituições! Regina

    ResponderExcluir
  8. Olá professora,
    Seria um sonho, ter uma Instituição que contemplasse a realidade e a participação de todos, desta forma a Educação em nosso país teria seu real valor...
    Grande beijo.
    Sua aluna Flávia Renata

    ResponderExcluir
  9. Professora Vanda ou Dra.Vanda, adorei o texto,sempre nos ensinando,já fui sua aluna na Fad. e no meu curso de Pedagogia acredito que não tinha o projeto pedagógico, porque até agora nosso diploma não saiu, porque o Mec esta cobrando o tal projeto,adorei ter recebido este texto, mande sempre noticias, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegrias.bjs.

    ResponderExcluir
  10. Professora Vanda, realmente poucas pessoas sabem que tem o direito de participar da elaboração do Projeto pedagógico. Eu mesma, fiquei sabendo desse direito quando fiz faculdade de pedagogia.
    Com a participação da comunidade escolar na elaboração do projeto é mais "fácil" trabalhar durante o ano letivo, pois foi colocado objetivos, metas e propostas com o conhecimento de todos que constituem a comunidade escolar.
    Tenha um Feliz Natal!
    obs:Fui sua aluna na FMP.

    ResponderExcluir
  11. Professora Vanda, com certeza é uma excelente proposta, quem sabe assim os alunos poderiam ter mais motivação e não teria tanta evasão escolar.
    Aluna da Ahanguera !!!
    Como sempre a Prof é ótima. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. a melhor professora que ja tive.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!