12 de novembro de 2009

AULA DE PORTUGUÊS



Olá amiguinho! Você sabia que Brasil e Portugal não são os únicos países em que se fala o português? Isso mesmo! Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e também a antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) também usam a língua portuguesa como idioma principal, além de ter também estatuto oficial na União Européia, no Mercosul e na União Africana.

Hoje em dia, mais de 230 milhões falam português como língua nativa, sendo que é a terceira língua mais falada no mundo ocidental.

À medida que Portugal ia expandindo o domínio de seu império, através de suas colônias no século XV e XVI, a língua portuguesa foi se espalhando mundo afora, estendendo-se desde a costa Africana até Macau, na China e ao Brasil, nas Américas. Hoje, o português é a língua oficial de oito países independentes, e falada como segunda língua em muitos outros.

Assim como os outros idiomas, o português sofreu algumas alterações com a evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao modo como falamos hoje. Atualmente a língua portuguesa compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente: o português brasileiro e o português europeu.

Você já está por dentro da nova ortografia da língua portuguesa? Todos os países que têm o português como idioma oficial (Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste) assinaram um acordo de unificação ortográfica da língua.

Com esse acordo, nosso alfabeto passa a ter 26 letras pois foram reintroduzidas as letras:
K, W e Y.

Alguns acentos saíram de uso, como o trema e o acento dos ditongos abertos éi e ói de palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Entre outras alterações que você pode conferir aqui.



Descobrindo o alfabeto

Praticando caligrafía



Brincando com as sílabas




Mostrando o que aprendeu



4 comentários:

  1. Ótimas atividades! Gostei!

    ResponderExcluir
  2. isso e muito maneiro podemos ajudar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Visit massage spa near me Our masseuses are trained professionals who know how to give you exactly what you need.

    ResponderExcluir
  4. Wow, this article is 안전토토사이트 fastidious, my younger sister is analyzing these kinds of things, thus I am going to tell her.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!