11 de junho de 2008

Refletir sobre o tempo



Nossos alunos não têm tempo para discutir e debater com seus professores e entre si, pois a escola mal pode expor alguns conhecimentos que os vestibulares elegem como essenciais: a estrutura consagrada “despeja” em pílulas de 50 minutos o saber que não se transformará em conhecimento, pois não há tempo para elaborar, pensar...e o que se espera é apenas a reprodução do que foi “transmitido”.

Nossos alunos não têm tempo para pesquisar, saborear a procura, a descoberta e construir perguntas, elaborar proposições que os levem ao caminho do aprender contínuo, em vez disso são treinados a responder rapidamente, a copiar, a imprimir textos “achados” na Internet e que o volume de páginas impressas atestam o seu aprendizado.

Nossos alunos não têm tempo para amadurecer lenta e progressivamente, pois precisamente preparar para provas, exames, testes que avaliam o imediato e resultam em classificações simplistas que não os orientam a buscar o que falta, mas a se satisfazer com o mínimo.

Nossos alunos não têm tempo para descobrir e explorar o seu potencial, não podem se arriscar precisam apostar no certo, que foi estabelecido por outrem. Nossos alunos não têm tempo para descobrir o mundo real, a procurar um ideal ou projeto para se engajarem...devem se satisfazer com o que também é rápido, com o que dá prazer imediato e a velocidade é a medida de tudo: e esta é encontrada nos games, nos ritmos musicais alucinantes, no carro, na moto...nos embalos da noite iluminada pelo néon.

Nossos alunos precisam de tempo...na escola...na família...na sociedade, e nós adultos precisamos de tempo para buscar a valorização do tempo de aprender, amadurecer pausadamente como nos ensina há milênios a mãe natureza.

(texto retirado da revista direcional educador ano 3 – edição 39 - abril, escrito pela especialista no sistema Montessori de Educação, Edimara de Lima).

6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto escolhido é muito revelador!!!O blog está uma maravilha!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do blog como uma nova ferramenta de comunicação entre nós professores com a equipe da smartkids. E achei muito interessante a forma como o texto expõe a questão da educação, é para se pensar ! Parabéns e boa sorte a vocês.

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto me deu mas certeza de que realmente precisamos nos esforçarmos mas para que a educação de nossas crianças não fiquem tão a desejar.

    ResponderExcluir
  4. ESSE TEXTO É MUITO VERDADEIRO...

    ResponderExcluir
  5. Acho que tem razão.Além de eu ser uma aluna,é bom!!!!O blog é muito bom...

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto,gostei muito de receber mais esta ferramenta de estudo,vcs estão de parabéns com os temas abordados.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!